quarta-feira, 3 de abril de 2013

2º Fórum Regional de Arquivistas das IFES da Região Norte e Nordeste

O site oficial do 2º Fórum Regional de Arquivistas das IFES da Região Norte e Nordeste já está on line. 
PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI:2º ARQUIFES - Norte Nordeste

HISTÓRICO


A realização do I Fórum dos Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Nordeste - ARQUIFES/NE, na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, em agosto de 2010, foi, sem dúvida, um marco para os profissionais de Arquivo dessa região, pois proporcionou a estes um importante espaço para discussões, no que diz respeito a real situação em que se encontram os Arquivos das IFES. Graças ao sucesso de sua realização, outras regiões também manifestaram interesse, como é o caso da região Norte, que durante o I Encontro Nacional dos Arquivistas das IFES - ENARQUIFES, realizado em setembro de 2011, em João Pessoa/PB, ao ser apresentada a primeira versão do Projeto do II ARQUIFES, foi sugerida a adesão da citada Região no referido Fórum.

A escolha de Maceió/AL para a realização do II ARQUIFES não poderia ser melhor, pois a cidade conhecida como “paraíso das águas” é um atrativo a parte, com suas belas praias, comidas típicas, artesanato, e com ares de veraneio constante, oferecerá aos participantes do evento um clima propicio para “calorosas” discussões.

O II ARQUIFES dará continuidade às discussões dos temas de interesse da área, com a aplicação de Políticas Arquivísticas, destacando a “Lei de Acesso a Informação” / lei nº12. 527 de 18 de novembro de 2011, que através dos parâmetros ditados pela mesma, aponta a necessidade e a importância da atuação dos profissionais da área na Gestão Documental dos acervos para viabilizar o acesso à informação. Outro ponto a ser discutido será a Gestão dos Arquivos Médicos dos Hospitais Universitários.

Trata-se de uma oportunidade ímpar para os profissionais dos Arquivos das IFES, na busca de minimizar os problemas e dificuldades existentes, através da troca de experiências, fortalecendo o trabalho tanto na solidificação de uma Política de Arquivo eficiente, quanto na criação e implantação dos Sistemas de Arquivos/SIARQ’s, que venham a atender as reais necessidades dos acervos documentais produzidos pelas IFES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário