quarta-feira, 24 de setembro de 2014

IFES da Região Sul está com vagas abertas para Arquivista e Técnico em Arquivo

O Instituto Federal do Paraná - IFPR está com inscrições abertas para diversas vagas dentre as quais uma (1) é para o cargo de Arquivista e duas (2) para o cargo de Técnico em Arquivo.

As inscrições devem ser feitas entre o período de 22 de setembro a 13 de outubro de 2014

As vagas estarão distribuídas da seguinte maneira:
CÂMPUS IRATI
1 Vaga de Arquivista

MUNICÍPIO DE CURITIBA
1 Vaga de Técnico em Arquivo (REITORIA)
1 Vaga de Técnico em Arquivo (EAD)

Provas objetivas serão realizadas nas cidades de Cascavel, Curitiba e Londrina/PR através de Edital de convocação a ser publicado no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br)

A na data prevista para a realização das provas será no dia 02 de novembro de 2014 e o conteudo serão 12 questões de Língua Portuguesa, 8 questões de Legislação e 20 questões de Conhecimentos Específico para o cargo de Técnico em Arquivo e 14 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Legislação e 26 questões de Conhecimentos Específico para o cargo de Arquivista.

Esta é mais uma oportunidade para ingressar na carreira Pública Federal e participar da Rede Nacional de Arquivistas das IFES - ARQUIFES da Região Sul.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

2º ARQUIFES - SUDESTE - Data Confirmada

A comissão Organizadora do 2º Fórum Regional de Arquivistas das IFES do Sudeste divulgou a confirmação da data do evento que acontecerá ainda este ano na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, de 26 à 28 de novembro de 2014 na cidade de Belo Horizonte-MG.

O evento será organizado pela Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Debate Sobre o Conselho Federal de Arquivologia

A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ) e a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) estão convidando a comunidade arquivística brasileira, para iniciarmos um debate sobre a criação de um Conselho Federal de Arquivologia.

Para isso foram convidados representantes do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-7) e do Conselho Regional de Museologia (COREM 2) para apresentarem suas experiências e para fundamentar um processo de discussão necessária para os Aquivistas.

Se considerarmos os casos de alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET,s que negaram a posse de Técnicos em Arquivo devidamente regularizados com o Registro por Delegacias Regionais do Trabalho - DRT que envolveriam a ação imediata de um Conselho de Classe Profissional.

Refletimos que, para a Rede Nacional de Arquivistas das IFES (ARQUIFES), este é um debate fundamental e que devemos fortalecer, participando de forma efetiva.

Data: 02/10
Local: Auditório Vera Janacópulos
Reitoria - UNIRIO
Endereço: Av Pasteur, 296, Urca - Rio de Janeiro-RJ

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

1 CNARQ - Brasilia-DF


Produzido por Ricardo Andrade (UFBA) - Portal do Arquivista

A 1ª Conferência Nacional de Arquivos - CNARQ, que ocorreu entre 15 a 17 de dezembro de 2011 em Brasília-DF contou com uma grande mobilização dos Arquivistas das IFES para garantir a efetiva participação nesta Conferência.

O reflexo foi um razoavél número de delegados eleitos eram Arquivistas das IFES (ARQUIFES) e que participaram praticamente de todos os Grupos de Trabalho e na Plenária Final.

As imagens acima foram gravadas por Ricardo Andrade (UFBA) e publicado no http://www.arquivista.net/.

Redistribuição de Códigos de Vaga

O Diário Oficial da União publicou algumas portarias prevendo novas Redistribuições de Códigos de Vagas. De acordo com a portaria, algumas IFES receberam códigos de vaga do MEC e outras devolveram códigos de vaga de arquivista e técnico de Arquivo.

Para as IFES que receberam, serão novas chances de nomeações de concursos para os Cargos de Arquivista e Técnico de Arquivo para as IFES.

Para o cargo de Arquivista que exige o nível superior em Arquivologia, o Ministério da Educação distribuiu 4 Códigos de Vagas.

Já para o cargo de Técnico de Arquivo, o MEC distribuiu 2 vagas.

Confira abaixo, as IFES que receberam e devolveram os Códigos de Vaga e o seu quantitativo:

NORDESTE
UFPB
1 vaga de Arquivista
Código de Vaga: 0235058

UFPI
1 Vaga de Técnico em Arquivo
Código de Vaga: 0317603

SUDESTE
IFMG
2 agas de Arquivista
Códigos de Vaga: 0977897 e 977898 IFSULMG
1 vaga de Técnico em Arquivo
Código de Vaga: 0969399

CENTRO-OESTE
IFGoiano
1 Vaga de Arquivista
Código de Vaga: 0977896



A UFAL devolveu para o MEC o Código de Vaga (0977722) de Arquivista.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PROPOSTAS DISCUTIDAS PELOS MEMBROS PRESENTES NA REUNIÃO TÉCNICA DO INTEGRANTES DA SUBCOMISSÃO DO SIGA-MEC

UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORTE E NORDESTE
1- ALTERAÇÃO DO REGIMENTO – do subsiga Mec para que haja alteração do período de envio dos relatórios trimestrais para anualmente.
2- Que no cumprimento das normativas arquivísticas, o SubSigaMEC notofique os membros e os reitores quanto ao envio dos relatórios.
3- Que o SubSigaMEC defina os requisitos mínimos para o relatório que deve ser enviado.
4- Fortalecimento da Política de Comunicação do SubSigaMEC com seus membros
5- Que o SubSigaMEC fortaleca o Decreto que cria as CPAD’s junto aos gestores.
6- Que o SubSigaMEC recomende a ampliação do quadro de vagas de técnico em arquivos e arquivistas nas Ifes, afim de atender as determinações da política de Gestão Documental

UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUDESTE
1- NUP- sugestão para promover mais discussões após os resultados da consulta pública.
2- Cursos de Capacitação do Arquivo Nacional –efetivação dos cursos de capacitação com vagas suficientes para os servidores inscritos desde 2012;
3- Oferecimento de cursos de capacitação para multiplicadores regionais;
4- Legislação dde Arquivos- que hajam cobranças da administração superior Mec-NA, junto aos dirigentes das IFES.
5- Que haja fiscalização e penalização na aplicação da legislação, inclusive, mencionando os prazos para cumprimentos das mesmas nas instituições.
6- CPAD- Que haja agilidade e critérios do NA.
7- Incluir os arquivos como critério de avaliação do MEC às Ifes.
8- Que haja um feed-back por parte do SubSigaMEC dos relatórios enviados pelos membros.
9- Sistema de Arquivos SIGAD- criar um sistema que atenda à gestão documental nas Ifes.

INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
1- COMUNICAÇÃO: Melhorar a comunicação entre o siga-MEC e seus representantes: que os encontros sejam feitos em comunicação oficial e antecipada via ofício para as Reitorias por convocação dos representantes. Ou seja, que a convocação parta do órgão superior Siga-Mec e subsiga-Mec, para os reitores com cópia para o servidor representante do Siga-Mec
2- REPRESENTANTES: que estes representantes sejam atualizados e recadastrados, conforme atuação na área, para haver total integração nos debates do Sistema a serem encaminhados às instituições.
3- RELATÓRIOS : que sejam também formalizados institucionalmente, ou seja, requeridos aos gestores e feitos pelo arquivista, ou coordenadores da área de gestão. E que sejam encaminhados via ofício da instituição ao Mec ( SubSiga-Mec). Que tenham datas para entrega e, principalmente, com aviso de entrega, retorno. E, mais ainda, que sejam repassados os dados coletados em resposta do Siga-Mec às Instituições, com datas periódicas estipuladas. Para gerar dados estatísticos, etc.
4- Capacitações e Orientações Técnicas para os arquivistas , que sejam feitos regionalmente, para alcance de todos.

UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL E CENTRO-OESTE
1- Encontros anuais, regionalização – propor inclusão do SubSigaMEC nos encontros regionais com representantes por região. Reunir também Arquifes. Juntar projetos de instituições para unificar forças.
2- Fortalecer rede de Comunicações
3- Divulgação para trabalhar em conjunto
4- Fortalecer regulamentações nas universidades
5- Documento para pautar nos ANDIFES sobre a realidade de gestão documental das Ifes.
6- Fortalecer o Siga
7- Representação regional ( cobranças, relatórios e diagnósticos)
8- Usar portal e mecanismos extras para acompanhar ações
9- Mec deve levar propostas para cobrar como item de avaliação institucional a gestão documental, a preservação e o acesso.
10- Que o Siga divulgue as contribuições resultantes das consultas públicas do SubSigaMEC.
11- Ampliar a composição do SubSigaMEC com representantes regionais para viabilizar trabalho a nível nacional.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

V ENCONTRO TÉCNICO DOS INTEGRANTES DO SIGA

O Arquivo Nacional promoverá este mês o V ENCONTRO TÉCNICO DOS INTEGRANTES DO SISTEMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO – SIGA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL e muitos arquivistas das IFES que fazem parte da SubComissão SIGA/MEC deverão estar presente neste evento que traz como tema principal: "O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES INTEGRANTES DO SIGA"

O evento ocorre entre os dias 18 a 21 de agosto.


Parte I - Reuniões dos Membros das Subcomissões de Coordenação do SIGA de cada Ministério e Órgão Equivalente;
Data: 18 de agosto de 2014.
Horário: de 9h às 18h, com intervalo para almoço.
Participantes: Membros das Subcomissões, bem como servidores que atuam na área de protocolo, arquivo e documentação nos Ministérios e órgãos equivalentes, e demais órgãos e entidades da administração pública federal.
Locais: A serem definidos por cada Presidente/Coordenador de Subcomissão de Coordenação do SIGA.
Pauta:
  • - As atividades das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos nos diversos órgãos e entidades:
  • Atividades desenvolvidas e em desenvolvimento;
  • Avaliação do Plano de Trabalho 2014 (jan-jul) e replanejamento, se necessário;
  • Preparação do Plano de Trabalho para os anos de 2015-2016, incluindo o levantamento da produção documental para a elaboração das
  • classes do código de classificação e da tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim, para aqueles órgãos e entidades que, ainda, não iniciaram as atividades;
  • - Identificação dos servidores que atuam na área de gestão de documentos para participarem dos cursos de capacitação e reciclagem, a serem oferecidos pelo Arquivo Nacional, órgão central do SIGA, no segundo semestre de 2014, bem como a indicação daqueles com potencial para serem agentes multiplicadores;
  • Troca de informações sobre a consulta pública relativa à Portaria Interministerial MJ/MP que aprova os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo; à Portaria Interministerial MJ/MP que aprova os procedimentos relativos à utilização do Número Único de Protocolo (NUP); e à Portaria Interministerial MP/MJ que institui o Sistema de Protocolo Integrado;
  • Outros assuntos de interesse das Subcomissões de Coordenação do SIGA.
    Parte II - V Seminário A Gestão de Documentos Arquivísticos na Administração Pública Federal: O Impacto da Lei de Acesso a Informações nas Atividades de Gestão de Documentos dos Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal;
    Data: 19 e 20 de agosto de 2014.
    Horário: de 9h às 18h
    Público-alvo: Somente servidores e empregados do Poder Executivo Federal (órgãos e entidades da Administração direta e indireta) e que trabalham na área de gestão de documentos (protocolo, arquivo setorial, arquivo central ou geral), integram uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, a Comissão de Coordenação do SIGA e/ou uma Subcomissão de Coordenação do SIGA.
    Local: Imprensa Nacional - Auditório D. João VI. SIG, Quadra 6, Lote 800, CEP 70610-460, Brasília, DF.
    Vagas: 350
    Parte III - Reunião entre Arquivo Nacional e Instituições Federais de Ensino Superior;
    Data: 21 de agosto de 2014
    Horário: de 9h às 13h
    Local: Imprensa Nacional
    Parte IV - Reunião entre Arquivo Nacional e Conselhos Federais de Fiscalização de Profissões Regulamentadas.
    Data: 21 de agosto de 2014
    Horário: de 15h às 18h
    Local: Imprensa Nacional

    VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI